1987/1993

1987 – Pelo segundo ano se apresenta com a Banda Beijo no Carnaval de Salvador. Ao lado da cantora Daniela Mercury, Netinho apresenta o programa “Som 4” com atrações musicais na TV Aratu (afiliada do SBT em Salvador). Cresce a quantidade de shows da Banda pelo Nordeste e Netinho enfrenta a falta de tempo para conciliar o curso de Filosofia com o seu trabalho com a música. Descolore os cabelos se tornando o cantor platinado do Carnaval de Salvador. Além desse diferencial, seu timbre de voz suave, agudo e inconfundível e a sua maneira de se vestir com sobriedade e tons de cinza nos shows o destacam dos outros cantores baianos.

1988 – Grava o primeiro disco com a Banda Beijo, Prove Beijo, pelo selo baiano Stalo e distribuído nacionalmente pela Polygram. A música Beijo na Boca estoura nas rádios de todo o Brasil lançando a banda ao sucesso nacional. Faz show de lançamento do Disco em palco montado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, para um público de 60.000 pessoas. Beijo na Boca é eleita a música do Carnaval. Abandona o curso de Filosofia para se dedicar exclusivamente à música.

1989 – Grava Sem Repressão, segundo disco com a Banda Beijo, também pelo selo Stalo e distribuído pela Polygram. A música Sem Repressão solidifica a sua posição na Banda como band leader. No trabalho, duas homenagens: a música Regonzagueando para Luiz Gonzaga, e um pout-pourri com cinco músicas do Paralamas do Sucesso. Grava o seu primeiro videoclipe com a música Salvador Pra Você. A Banda Beijo logo se destaca pelo sotaque musical diferente das outras bandas e artistas da Bahia. Apesar de ser um grupo ligado ao carnaval, a Banda mostra nos seus discos e shows levadas e arranjos com forte influência da música pop. Entra com a Banda Beijo nos carnavais fora de época que começam a nascer no país, a exemplo do Fortal na cidade de Fortaleza, Ceará, e do Recifolia, em Recife, Pernambuco. A Banda Beijo é o primeiro grupo musical baiano a se apresentar no programa Domingão do Faustão. 

1990 – Leva um trio elétrico para a Copa do Mundo na Itália onde acompanha a campanha do Brasil no Mundial. Se apresenta com a Banda Beijo num trio elétrico antes e depois de todas as partidas da Seleção Brasileira em frente aos estádios de futebol. Foi a primeira vez que um trio elétrico saiu do Brasil montado. Antes da viagem, numa coletiva para a imprensa, Netinho dedica a façanha a Dodô e Osmar, criadores do trio elétrico. No encerramento do mundial, participa do espetáculo Ciao Mondiale, promovido pela Rede de TV Italiana RAI e transmitido ao vivo para mais de 70 países. Assina contrato com a BMG/Ariola e grava com a Banda Beijo o disco Beijo. Para o lançamento do Disco em Salvador, se apresenta com a Banda na cobertura do Shopping Barra, numa altura equivalente a sete andares. Um show “no céu” com quatro telões transmitindo a apresentação para um público de 40.000 pessoas que lotou o estacionamento do shopping e as ruas da região. Grava em Salvador um videoclipe para o programa Fantástico da TV Globo com a música Eu Quero Beijo.

1991 – Assina contrato com a gravadora Polygram e grava o álbum Badameiro, um trabalho conceitual e com forte influência da música pop. Regrava Walking on The Moon, do grupo inglês The Police. No Disco, a Banda explora temas como racismo, meninos de rua, badameiros (catadores de lixo) e inflação.

1992 – As micaretas viram sucesso em todo o país e a música baiana domina as rádios e os carnavais fora de época. Lança o disco Aconteceu, Axé Music com a Banda Beijo. Recebe o seu primeiro Disco de Ouro por mais de 100.000 cópias vendidas do álbum. As músicas Estrela Primeira, Sandra, A Vida é Festa, Qualquer Estação, Aconteceu e Barracos caem no gosto popular e se transformam em hits nacionais. A música A Vida é Festa entra na trilha sonora da novela Mulheres de Areia, da TV Globo. Grava o videoclipe dessa música em Salvador. Promove um arrastão de alegria no Rio de Janeiro desfilando pela primeira vez com um trio elétrico na orla de Copacabana. Leva o show Aconteceu a casas noturnas como o Canecão, no Rio de Janeiro e Palace, em São Paulo, com lotação esgotada todos os dias. O Axé Music invade definitivamente o Brasil.

1993 – Na sua melhor fase de popularidade com a Banda Beijo, aceita um convite da gravadora Polygram, coloca na gaveta a marca Banda Beijo e lança o seu primeiro CD solo Um Beijo Pra Você com direção musical de Guto Graça Mello. No álbum, ultrapassa as fronteiras do carnaval e revela-se mais universal para o seu público com canções de samba, bossa nova, reggae e baladas românticas além das baianidades. Grava com Gilberto Gil a música Carta à Mãe. As músicas MeninaCapricho dos Deuses e Total estouram nas rádios de todo o país. A música Menina entra na trilha sonora da novela Tropicaliente, da TV Globo. Recebe o primeiro Disco de Platina no Brasil por mais de 250.000 cópias vendidas e o primeiro Disco de Ouro no Chile. Produz e dirige seus shows coordenando montagem de palco, cenário, iluminação, figurinos e coreografias. Associa-se a Guto Graça Mello e monta no Rio de Janeiro um dos melhores estúdios de gravação e mixagem da América Latina, o Blue Estúdio. Por ele passaram artistas como Maria Bethânia, Ana Carolina, Roupa Nova, Simone, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Zizi Possi, Sandra de Sá, Fábio Júnior, Carlinhos Brown, Alcione, Paulo Ricardo, Chitãozinho e Chororó, Sandy & Júnior, Kid Abelha, Fat Family, Zélia Duncan, Roberta Miranda, Gilberto Gil, Lenny Kravitz, Laura Pausini, entre outros. Inaugura seu selo ME Records lançando o primeiro disco do cantor baiano Jauperi.

SOBE AMOR SUAVE
SUAVE 2
Netinho
2010 - 2020. Netinho. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital